terça-feira, 10 de março de 2009

“Luís Vaz de Camões” por Milton Moreira

Luís Vaz de Camões era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo. Provavelmente nasceu em Lisboa, em 1524 ou 1525. É possível que ele tenha frequentado a Universidade de Coimbra. Um seu parente, D. Bento de Camões, pode ter sido prior do Mosteiro de Santa cruz e chanceler da Universidade.

Em Lisboa conviveu com membros da fidalguia cortesã, e por volta de 1550, serviu como soldado em Ceuta, no norte de África. Em 1552 envolveu-se em desacatos durante a procissão do corpo de deus, tendo ferido com gravidade um funcionário da corte. Acabou por partir para a Índia, onde chegou em Setembro de 1553.

Como soldado, integrou a tripulação das armadas que patrulhavam as zonas do mar vermelho e do golfo pérsico. Dois anos depois em Macau, foi provedor dos defuntos e ausentes. Em 1560 regressou a Goa, onde esteve preso durante algum tempo, vítima de vagas acusações. Nessa altura conheceu o cientista Garcia de Orta, para cuja obra escreveu o seu primeiro poema impresso.

Anos depois procura voltar a Portugal, mas em 1567 Diogo de Couto encontrou-o retido em Moçambique. Só em 1569 consegue regressar a Lisboa, tento publicado “Os Lusíadas” em 1572 D. Sebastião atribui-lhe uma pensão anual de 15.000 reis. Faleceu em Lisboa a 10 de Junho de 1580.

Milton Moreira (Turma PIEF T2)

Sem comentários: